Coletivo de Investigação Cênica - CIC
Como extensão do Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio, o Coletivo de Investigação Cênica surge para suprir mais uma demanda da classe artística situada nos Subúrbios de Salvador. O CIC tem como meta ser uma companhia artística diferente, começando por sua formação. A proposta é que diretores, elenco e equipe técnica se modifiquem a cada montagem, desta forma, poderemos experimentar diversas linguagens, meios, modos e formas do fazer teatral. O CIC também não se resumirá como uma mera companhia artística, o ideal é que novos modos de encenar sejam investigados. A busca insistente pela profissionalização das artes serão sempre prioridades desta companhia que trás na sua formação os membros do Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio, responsáveis pela criação do Primeiro Festival de Teatro voltado para grupos oriundos das Periferias do país.
ZEFERINA – A RAINHA DE URUBU
A realização da montagem do espetáculo Zeferina nasce da necessidade de aprofundar conhecimentos sobre essa personagem da história negra brasileira, possibilitando a criação de uma dramaturgia que englobe diversas discussões sobre as resistências quilombolas e as revoltas escravas no Brasil.
O espetáculo retratará a vida da “rainha do quilombo do Urubu” que se levantou em 1826 contra a opressão social vivenciada no regime escravista. Sua trajetória de vida se confunde com a história de luta e resistência do povo nagô tendo em vista seu papel protagonista na transformação social no Estado da Bahia. Este tema se universaliza por se tratar de uma parte da história marginalizada brasileira.
Postar um comentário