Fts 2010 - Resultados
O Festival de Teatro do Subúrbio nasceu a partir de discussões de membros de grupos de teatro popular de comunidades localizadas no Subúrbio Ferroviário, a idéia central é promover o desenvolvimento da prática da atividade teatral entre os diversos grupos existentes no Subúrbio em intercambio com grupos reconhecidos artisticamente.
A abrangência deste ano perpassa pela Região Metropolitana de Salvador. A importância deste projeto para esta região, sobretudo é o tratamento do tema (Teatro Contemporâneo), levantando várias questões transversais sobre o que se classifica como teatro contemporâneo e o que é o teatro na contemporaneidade.
Estiveram presentes grupos dos diversos bairros periféricos de Salvador, a saber: engenho velho da federação, Marechal Rondon, Cosme de Farias, Pau da Lima, Ogunjá, Plataforma, São Gonçalo do Retiro, Paripe; e Região Metropolitana: Camaçari e Lauro de Freitas.
O FTS contabilizou 14 atividades artísticas, atingindo 1.660 pessoas que prestigiaram o evento, destas 30% foram alunos de escolas públicas da circunvizinhaça. Potencializando uma das mais importantes metas: o desenvolvimento da ação de formação de platéia para a difusão da linguagem para além do universo de pessoas ligadas a produção, criação e pesquisa acadêmica.
Foram promovidos espetáculos a preços populares de R$ 2,00 e R$ 1,00 (meia), prevendo a 30% da capacidade do teatro em entrada franca para alunos de escola pública e oficinas com entrada gratuita, contabilizando:
Total geral de Atividades: 14
Total geral de espetáculos: 13
Total de pagantes: 1.056 espectadores
Total de entradas gratuitas: 581 espectadores
Total de oficinas: 01
Total de participantes das oficinas: 23
Total de público: 1.660 pessoas
Participaram do Plano de Formação de Platéia do Festival de Teatro do Subúrbio - Ano II - Tema Teatro Contemporâneo, tendo acesso gratuito aos espetáculos, as seguintes instituições:
Escola Municipal de Plataforma, Escola Municipal São Roque do Lobato, Escola Comunitária 1º de Maio, Colégio Estadual de Plataforma, Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Sousa, Escola Municipal Otaviano Pimenta, Escola Municipal Esther Felix da Silva, Colégio Estadual Prof. Aristides Souza de Oliveira
É de fundamental importância relatar um rico desdobramento promovido pelo projeto: a abertura de mercado para jovens produtores, comunicadores e técnicos da cena durante a execução do festival. O projeto privilegiou a formação profissionais que moram e/ou desenvolvem atividades nos Subúrbios de Salvador.
Foram Contratados 16 profissionais, dando infra-estrutura para desenvolvimento das ações previstas sob a constituição de 05 Coordenações; Administração, Técnica, Comunicação, Produção Executiva e Produção Artística, formando assim um laboratório prático para atividades de criação gráfica, logística, trabalhos de clipagem e assessoria de imprensa.
Postar um comentário