O FESTIVAL
Acontece de 11 a 20 de Setembro, em Plataforma, o I Festival de Teatro do Subúrbio – Tema Teatro Negro. As apresentações acontecerão na Praça São Brás e no Centro Cultural Plataforma, sempre as 15 e 20 horas respectivamente. Os ingressos custam R$ 2,00 / 1,00, sendo reservado previamente 50% das vagas gratuitamente para estudantes de escola pública.
Durante dez dias de evento o I Festival de Teatro do Subúrbio – Tema Teatro Negro contará com palestra e oficinas, espetáculos de palco e de rua. O conceito central é promover o desenvolvimento da prática da atividade teatral entre os diversos grupos existentes no Subúrbio, fazendo intercambio com companhias de notório reconhecimento artístico, que de fato, tornaram-se referência para os grupos desta localidade.
Além disso, o projeto tem grande importância, devido à relevância nacional tratado em sua temática, o teatro negro. Através deste tema pretendemos levantar o debate sobre a formação dos referenciais desta região, evidenciado suas potencialidades artísticas e culturais. Para, além disso, o festival busca a promoção de espaços para circulação e difusão das produções artísticas da localidade, concatenado com a formação de platéia do espaço base que é o Centro Cultural Plataforma, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a elevação da auto-estima da população, além de dar visibilidade em nível local, municipal, estadual e até nacional.
O I Festival de Teatro do Subúrbio – Tema Teatro Negro surgiu da vontade dos artistas que de fato estão inseridos na vida cultural suburbana. Denominados de Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio, este grupo foi o responsável por formatar todo o evento, trazendo em sua formação a experiência artística de seus componentes, buscando assim, a inserção, o respeito à diversidade e a potencialização dos produtos que são gerados aqui.
Serão 12 grupos, dez dias de evento, 300 artistas envolvidos em suas produções e na realização de 40 horas de oficinas artísticas. Estão presentes os seguintes grupos no Festival de Teatro do Subúrbio – Tema Teatro Negro:
Cia de Teatro Axé do XVIII – Espetáculo comida de Nzinga; Grupo PIM – Espetáculo Donos da Terra Grupo Cirand’art – Espetáculo Musical Infanto-juvenil CIrand’art Grupo Somos Nós – Espetáculo Cotidiano da Vida Urbana; Grupo Kulturart – Espetáculo O Rico e o Pobre; Coletivo Abdias do Nascimento – Espetáculo O dia 14; Cia Gente de teatro da Bahia – Cordel Pega pra capá; Dùdú Odara – Grupo de Teatro Negro –Espetáculo Meu nome é Brasil; Grupo Nata – Espetáculo Shirê Obá; Grupo Anexu’s – Espetáculo Contadores da cena Cia de Dança e Teatro E² - Espetáculo Era uma vez o Brasil; Bando de teatro Olodum – Espetáculo Cabaré da Raça.
Serviço:
Onde? Centro Cultural Plataforma e Praça São Brás, Plataforma. 3117 8106
Quando? 11 a 20 de Setembro de 2009, 15hs (praça); 20hs (Centro Cultural); 10hs (15/08 - Horário especial)
Quanto? R$ 2,00 / 1,00
Realização:
Coletivo de Produtores do Subúrbio
MULTIPLA – Idéias e Ações Culturais
Cooparquetur
E-mail: coletivofts@yahoo.com.br
Contato: 71 9206 8727 / 3218 0056– Jorge Luis Bispo (Coordenação Geral) 71 8846 9414
Fabio de Santana (Coordenação Artística) 71 8871 1482
Diego Sobreira (Coordenação de Comunicação)
Postar um comentário